Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

VOLTANDO:

Era no sotão
que eu estudava.
Era meu mundo.
Teto baixo
cantos atulhados.
Lá havia de tudo:
brinquedos quebrados,
livros sem capa,
mesa capenga,
mas, pra mim
era o salão do castelo
com candelabros,
espelhos e divã estufado.
A janela pequena era o lustre
que iluminava meu sonho.
Foi tudo que precisei
para sentir,
para viver
a minha infância.
E até agora
minha memória
retrata com fidelidade,
todo aquele paraíso de outrora.

Teodolina Domingas Batezat - Acadêmia Riograndina de Letras - cadeira n° 39

IGREJA DO CARMO - RIO GRANDE:

FOTOS DE OBRAS DE ARTE:

Este tipo de fotografia oferece uma gama enorme de possibilidades, dependendo das condições de luminosidade, da hora do dia ou do uso de flash podemos ter variações as mais diversas no universo fotográfico, uma boa sugestão é tirar fotos com todas as variações, como preto e branco, sepia, colorido, com flash e sem flash e utilizando o zoom em todas as distâncias possíveis, em ultima análise é a pratica e muita leitura que vão transformar o menos experiente dos fotógrafos no profissional mais competente e disputado.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA FACHADA:

Todas as igrejas góticas tinham sua fachada dividida em seis zonas: três verticais e três horizontais. Ao observarmos a fachada externa do templo carmelita podemos notar que há essa divisão a qual possui a torre lateral, rosácea, torre lateral, so sentido vertical, enquanto que no sentido horizontal temos as três portas, galeira e rosácea com nichos e estátuas de santos e as torres. Algumas dessas estátuas trazem na mão o escapulário com símbolos da Ordem. Ainda na fachada lateral do templo encontra-se o brasão da Ordem Carmelita e logo acima a imagem da padroeira da igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo.

DETALHES CONSTRUTIVOS:

Na parte superior destinada ao coro vemos a rosácea da entrada principal, com vitrais coloridos e arcos também, merecendo uma moldura de cimento trabalhado. Não podemos esquecer do orgão característico nas igrejas medievais utilizando nas apresentações do coro durante a cerimônia religiosa. A coluna que sustenta o coro e serve de divisa para a nave lateral podemos encontrar quatro nichos com imagens de alguns santos. Estando com o olhar para o alto percebe-se a rosácea principal na abóboda central da igreja.

ESTRUTURA VERTICAL:

JustificarO templo em estilo neo-gótico foi inaugurado solenemente e oficialmente pelo bispo diocesano S. Excia. Rvma Dom Joaquim Ferreira de Mello, S. Excia. Rvma. Sr. Dom Antônio Reis. egrégio bispo de Santa Maria no dia 22 de abril de 1938 havendo uma cerimônia com convidados civis, militares e religiosos e uma festa coroando a benção da mais nova Matriz.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO:

Uma construção para ser considerada de um determinado estilo precisa ter as principais características desse estilo, no caso o neo-gótico. Como sabemos o neo-gótico é um retorno a estética gótica medieval, que se instala no Brasil com uma lentidão e com quase cem anos de diferença; como reação ao racionalismo clássico, o que é de fato espresso nas construções, pois, o estilo em discussão representa na verticalidade o sentimento religioso; por que acreditava-se que quanto mais alto o templo mais próximo de Deus estariam, ou seja, a elevação da espiritualidade. Por esta razão até os artistas envolvidos colocavam todo seu esforço, uma vez que estariam modelando a casa de Deus na terra.