Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


segunda-feira, 28 de junho de 2010

JORNADAS CULTURAIS:

A nota positiva do mês de junho na cidade do Rio Grande foi o evento realizado no dia 9 no Centro de Formação Escola Viva (Antiga Cadeia Municipal, agora restaurada) e promovido pelo Centro de Memória Bunge. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras e discussões envolvendo as questões de patrimônio cultural e memória social. Na parte da manhã o tema foi patrimônio e preservação da cultura local com o professor Fabio Vergara e a tarde aconteceu uma mesa redonda sobre questões pertinentes ao patrimônio.

DESTAQUE: Chamou a atenção de todos a organização impecável do evento, visto que a inscrição e documentos pertinentes no site, local, credenciamento, coffe break e acreditem...entrega de certificado de participação no final do evento, foram sem sombra de dúvida, todos eles, acima da média. Que sirva a todos o exemplo dado e que os próximos eventos desse tipo na cidade possam seguir a mesma linha e os mesmos critérios,principalmente em relação a entrega dos certificados, pois chama a atenção de forma negativa a demora na entrega dos mesmos em eventos realizados em nossa cidade.

CONCLUSÃO: O que de mais importante ficou no evento foi a necessidade de haver uma maior integração e troca de informações entre as instituições culturais que trabalham na área de patrimônio, a fim de uma maior contribuição no que se refere a conscientização popular quanto ao quesito patrimônio.....Parabéns aos promotores.

domingo, 30 de maio de 2010

Audiência Pública sobre edificações de interesse cultural:

JustificarNo último dia 28 foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores do Rio Grande, objetivando apresentar aos vereadores locais e a população em geral o substitutivo à lei 80/2007, que declara de interesse cultural as edificações que fazem parte do inventário de bens culturais imóveis da nossa cidade. Esta lei tem relacionadas 509 construções declaradas pela prefeitura municipal como de interesse sociocultural e dentro deste interín foram discutidos nesta audiência os aspectos positivos e negativos desta proposta de lei, a mesma por conter adendos polêmicos gerou grande controvérsia junto aos proprietários que estiveram presentes e que demonstraram inconformidade em relação as suas obrigações com os imóveis de sua propriedade. A impressão que ficou para estes é que existe um quadro muito mais punitivo que de suporte para os usuários dessas habitações e que a futura lei trará mais prejuizos do que isenções de impostos que viabilizem o processo de reconstrução e restauro dessas estruturas. Com toda certeza serão necessárias adaptações e discusões junto a comissão de constituição e justiça da câmara. Uma solução bastante proveitosa apresentada por um dos participantes seria a isenção do ISQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza) cobrado pela Prefeitura municipal o que estimularia a ocupação e manutenção constante desses imóveis no sentido de evitar uma possível degradação futura. O obstáculo a essa proposta está na voracidade dos impostos cobrados pela administração pública no Brasil, visto que nas três esferas de poder, federal, estadual ou municipal,estes via de regra, não gostam de perder arrecadação, mesmo que esta perda momentânea venha futuramente, a médio e longo prazos, trazer um retorno financeiro interessante para os cofres públicos....preservar é preciso, trabalhar pela manutenção da nossa identidade....uma obrigação!

SINOS DO CARMO!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

VERNISSAGE FOTOGRÁFICA NO SOBRADO DOS AZULEJOS:

No dia 03/05/2010, Realizamos no Sobrado dos Azulejos a abertura oficial da exposição denominada: "Visões do Rio Grande", que contou com a participação dos colegas da Universidade Federal do Rio Grande, na figura dos acadêmicos do curso de história e da população, o evento ficou marcado pela presença de um bom público e acredito ter realizado plenamente seus objetivos básicos: concientização popular sobre a importância de valorizar o patrimônio histórico e o despertar para consciência em preservar as estruturas visuais de importância para o municipio do Rio Grande. A mostra permanecerá aberta a comunidade e ao público em geral até as 18:00 horas do dia 13 do corrente mês, uma bela oportunidade de conhecer os novos talentos locais e suas abordagens fotográficas sobre nossa cidade...vale a pena visitar.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

PROJETO VISÕES DO RIO GRANDE:

MOSTRA FOTOGRÁFICA VISÕES DO RIO GRANDE:

Convidamos a todos; Alunos, professores e a comunidade em geral a participarem da mostra fotográfica denominada "Projeto Visões do Rio Grande" onde Faremos um apanhado fotográfico abordando questões patrimoniais, antropológicas e ambientais do municipio do Rio Grande.

Componentes: Jefferson Dutra, Susan Machado, Tomás Mendes, Nathaniele Alave e Diogo Tribino.

Abertura do evento: 03 de maio de 2010 às 18:30 horas

Término: 13 de maio de 2010.

Horário de visitação: 2ª a 6ª feira das 14h às 18h.

Local: Sobrado dos Azulejos, Rua Marechal Floriano, 103, Rio Grande RS.

sábado, 17 de abril de 2010

ARQUITETURA ECLÉTICA:

Em arquitetura, o Ecletismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. Apesar de sempre haver existido alguma mistura de estilos durante a história da arquitetura, o termo arquitetura eclética é usado em referência aos estilos surgidos durante o século XIX que exibiam combinações de elementos que podiam vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica. Assim, o Ecletismo se desenvolveu ao mesmo tempo e em íntima relação com a chamada arquitetura historicista, que buscava reviver a arquitetura antiga e gerou os estilos "neos" (neogótico, neo-românico, neo-renascença, neobarroco, neoclássico etc.). Do ponto de vista técnico, a arquitetura eclética também se aproveitou dos novos avanços da engenharia do século XIX, como a que possibilitou construções com estruturas de ferro forjado.

AS VÁRIAS FASES DE UMA TRAGÉDIA:

Quanto tempo mais teremos que esperar para que tenhamos uma consciência no sentido de preservar? para perceber que é de fundamental importância conservar os traços do passado e a nossa identidade? somos riograndinos? vamos por em prática nosso direito a cidadania! Nas fotos uma progressão desde o início do século xx até o ano de 2010, os últimos dez anos marcaram a quase destruição total do Cassino dos Mestres, enquanto a burocracia emperra o processo de restauro, nosso patrimônio vai se degradando...sumindo!