Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PRESÉPIOS NO CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA:

Não deixem de visitar até o dia 19 desde mês as coleções de presépios de Ana Maria Divério e Helenice Magroski Gomes, no Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen(CMC) na sala de exposições Abeillard Barreto. Estive em recente visita ao local e pude constatar a beleza dos presépios mostrados na exposição, são nove modelos de gesso, dos mais variados tamanhos, mostrando as mais diversas tendências de estilo, vale a pena conferir, o CMC fica na Rua Marechal Flôriano Peixoto número 91, aberto nos horários da manhã e tarde!