Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cidade do Rio Grande (industrialização e urbanidade (1873-1990).

Ao ler esta brilhante publicação de Solismar Fraga Martins, me retorna a idéia a obra do professor Fortunato Pimentel que na década de 40 do século passado publicou uma inestimável cartilha sobre os mais variados aspectos da sociedade riograndina, uma publicação valiosa ao trabalho e estudo de historiadores e curiosos sobre nossa comunidade em meados do século xx. O trabalho de Martins tem como característica uma análise do processo industrial em Rio Grande e presta-se como um complemento e atualização ao trabalho pioneiro de Pimentel, visto que o processo industrial teve vários desdobramentos desde os anos 40 e necessitava de uma nova abordagem a fim de identificar as características que o constituiu. Aborda aspectos da industrialização do final do século XIX, construção dos molhes da barra, expansão urbana e construção do super porto numa linguagem clara e de fácil assimilação, mesmo aos leigos que estejam interessados em um estudo deveras interessante. Recomendo esta obra a todos que como eu valorizam nossa cidade e suas potêncialidades e que em tudo envidam esforços no sentido de engrandecer tanto nosso presente como nosso passado glorioso. O futuro está por vir e será reflexo de um passado que em última análise será construído por todos nós, um povo sem passado e sem memória é um povo sem identidade e sem referencial que o leve a perceber se caminhamos em destino a uma evolução ou decadência....Acreditar é preciso, trabalhar mais ainda!


Nenhum comentário: