Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

HISTÓRIA DA FERROVIA NO BRASIL E EM RIO GRANDE:



No fim do século XVIII, houve diversas tentativas de se adaptar a recém-inventada máquina a vapor a um veículo sobre rodas, mas todas falharam devido ao estado das estradas. Em 1803, no entanto, o engenheiro inglês Richard Trevithick teve a idéia de colocar o veículo a vapor sobre trilhos, para que deslizasse mais suavemente. A idéia das "ferrovias". porém, não era nova. Carros sobre trilhos, puxados por cavalos, já estavam sendo usados na maior parte das grandes minas, na época. A primeira linha férrea - a linha da mina Stockton a Darlington - foi aberta em 1825. Tinha 16 quilômetros e foi construída por George Stephenson. Ele construiu também a primeira linha de passageiros (1830) e as máquinas para ela. Essa linha ia de Liverpool a Manchester.
No Brasil, a primeira ferrovia foi inaugurada em 1854. Era a Estrada de Ferro Mauá, com apenas 19,9 quilômetros de linha, entre a baía de Guanabara e Raiz da Serra, em direção a Petrópolis. Na cidade do Rio Grande as atividades ferroviárias iniciaram em 1884 e a linha que ligava a cidade ao balneario do Cassino foi inaugurada em 26 de janeiro de 1890. O transporte ferroviário em nossa cidade foi de extrema importância para o desenvolvimento de nossa econômia servindo de elo de ligação com as demais localidades do estado, através do transporte de passageiros e mercadorias que em muito contribuiram para crescimento e desenvolvimento, não só do nosso município, mas de todo o estado do Rio Grande do Sul.

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