Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


domingo, 18 de setembro de 2011

ELEMENTOS EM FERRO NA CONSTRUÇÃO:

Os elementos de ferro forjado ou fundido produzidos pela industria européia estão sempre presentes na arquitetura durante o século dezenove. Destinando-se a todos setores da construção, compreendiam desde peças estruturais, como vigas e colunas, até recursos secundários de acabamento, como ornamentos de jardim, chafarizes e gradis, para não mencionar as escadas, as ferragens de janelas e portas, os canos, as peças de banheiro e os fogões.
Quase tão importantes como os alpendres, eram os portões e as grades junto a rua. Era aí que se mostrava de longe, a posição social do proprietario. Havia portões monumentais e tambem as mais simples comprados até pelo catálogo. As peças traziam em relevo a indicação do fabricante e algumas, da casa importadora. Na categoria mais comum eram encontrados os balaustres, os portões, os peitoris (inteiriços e de meia altura), as grades de gateira e os gradis.
O comprador ia a loja de ferragens e escolhia o modelo e dimensões, de acordo com suas posses e finalidades. As peças mais simples eram sempre quase iguais, mas para as residências mais caras era possível escolher modelos especiais.

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