Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


domingo, 15 de janeiro de 2012

MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL DO RIO GRANDE:

O Prédio edificado em 1863, é uma típica construção lusitana, de arquitetura neoclássica. Ao longo dos anos sofreu várias intervenções, entre outras a construção e demolição de um segundo pavimento, a retirada dos frontões que marcavam os acessos principais, as falsas colunas e cunhais, bem como o fechamento das circulações internas e a colocação de cobertura sobre as abóbodas de tijolo armado. O prédio ocupa um quarteirão inteiro, com área superficial de 3695,97 metros quadrados. Considerado de grande importância visual, ambiental, arquitetônica, social, econômica e de referência urbana, juntamente com a doca, a banca do peixe, Biblioteca Rio-grandense, antigo Quartel General, Prefeitura Municipal, Capela de São Francisco e o prédio da Alfândega, todos em torno da praça Xavier Ferreira, formam um conjunto junto a Lagoa dos Patos, sendo este um dos mais representativos sítios históricos do sul do Estado. Devido as intervenções, a descaracterização do local é facilmente observada, como sua degradação física e funcional.

Um comentário:

Jane Borghetti disse...

oiii Jefferson. Parabens pela publicação deste texto de minha autoria. Podes colocar as fontes de pesqueisa e os crédito.
Breve estaremos publicando a reunião de muitos trabalhos nossos sobre o Mercado do Rio Grande. onde será apresentanda toda a tragejetória de construção, descaracterizações, os varios projetos e o significado do Mercado para Rio Grande.
um abraço
Jane Borghetti