Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A ECONOMIA GAÚCHA DURANTE A REPÚBLICA VELHA: Frigorífico Anselmi

A economia gaúcha teve um grande impulso com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A guerra praticamente acabou com a produção européia e, por isso, os produtos feitos no Rio Grande do Sul foram muito procurados tanto no Brasil como no exterior.
No inicio do século XX, a pecuária gaúcha passava por muitas dificuldades. Vários fatores contribuíram para isso:

►A baixa qualidade e o alto custo da produção, causados pela falta de tecnologia;
►A ausência de frigoríficos para melhor conservar a carne;
►A concorrência dos produtos platinos;
►Os interesses dos grandes fazendeiros do centro do país em manter o preço do charque o mais baixo possível.

Com a Primeira Guerra, a produção de carne na Europa foi praticamente paralisada. Isso fez com que a pecuária gaúcha se expandisse: a produção cresceu e os preços se elevaram. Além disso, como o Uruguai parou de produzir charque, pois quase toda carne uruguaia era mandada aos frigoríficos, o charque gaúcho viu-se livre da concorrência platina.
O Frigorífico Anselmi ficava na Rua Portugal nas proximidades da antiga cadeia pública.

Nenhum comentário: