Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


sexta-feira, 19 de março de 2010

IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO


Templo neogotico cuja pedra fundamental foi lançada em 16 de fevereiro de 1930. sua construção deriva da abertura do beco do carmo em rua e da consequente destruição da antiga Igreja do Carmo que existia até 1929. Tem como características básicas, duas torres de grande elevação, um frontão triangular, existencia de tímpanos e rosáceas na fachada, além de uma estrutura tripla de naves, uma principal e duas laterais, a imagem de Nossa Senhora do Carmo foi criada em Buenos Aires e o Altar Mor feito em Porto Alegre.

Nenhum comentário: