Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


quinta-feira, 1 de abril de 2010

DESTRUIÇÃO DOS CORREIOS? NEM PENSAR...

Recebi com tristeza e consternação a notícia vinculada no jornal AGORA publicado na última quinta feira, dizendo que a Empresa de Correios não tem mais interesse em restaurar a estrutura do seu prédio central em nossa cidade, dado o elevado custo da recuperação da devida estrutura. Segundo a matéria, a empresa estaria disposta a doar o prédio à municipalidade, uma medida a princípio deveras alvissareira, mas ao ler o texto com mais cuidado e na sua integralidade fiquei estarrecido ao tomar conhecimento da proposta do vereador Renato Albuquerque de simplesmente destruir o prédio objetivando a construção de uma praça. Essa atitude é de uma insensibilidade total e tenho absoluta certeza, que as forças vivas desta cidade e todos aqueles que têm amor e valorizam nosso patrimônio histórico se levantarão diante de uma perspectiva desse tipo. Devemos valorizar o nosso patrimônio histórico, que é um testemunho vivo de nossa história e de nossa evolução, e que não pode estar à mercê de interesse algum que não seja o de servir a nossa comunidade e de realçar e reafirmar a nossa identidade de riograndinos. Não precisamos de mais praças no entorno, já temos duas grandes praças a menos de cem metros uma da o outra e por sinal, muito mal cuidadas, apelo encarecidamente a toda comunidade que não aceite esse tipo de proposição, visto que é um descalabro total. O prédio dos correios juntamente com o da câmara de comércio são dois icones do movimento modernista em Rio Grande.

2 comentários:

Everton disse...

Quanto ao comentário sobre o descuido das praças riograndinas, vejo com descaso da adm publica, já que poderiam pegar as plantas antigas e reconstitui-las de forma que resgate ao máximo sua forma original que foram deformadas ao longo do tempo.

Everton disse...

Proponho que coloque alguma coisa sobre as Praças de RG...