Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


quarta-feira, 14 de abril de 2010

EXPOSIÇÃO "LUGARES DE ESTAR":

Em recente visita ao Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, tive a oportunidade de vislumbrar a coleção de fotos intilulada "Lugares de Estar - Casa de Alayde e Oscar Felipe Rheingantz", onde me foi possível ter uma ótima visão sobre como funcionava o modus vivendi no âmbito interno das residências de famílias abastadas de nossa cidade no início do século xx, um momento especial para aqueles que como eu, apreciam o glorioso passado de nossa cidade e fiquei surpreso com os móveis, imagens, louças, brinquedos e utensílios domésticos que eram utilizados nessas habitações. Os detalhes capturados nas imagens nos permitem visualizar um pouco da forma de viver, hábitos e costurmes da família Lopes Rheingatz no período em que viveram na casa, no começo do século xx. Os ambientes, os presentes ganhos e cenários preparados para receber convidados em festas de aniversário, os brinquedos de crianças e objetos de decoração, entre outros elementos, formam um rico conjunto de imagens que nos transportam para perto do dia a dia dessa família e das formas de organizar os lugares de vivência íntima. O CMC promove durante todo ano exposições e eventos que valorizam os talentos e a história local e uma boa pedida é visitá-lo e conhecer nossas potencialidades, está situado a Rua Marechal Flôriano nº 91 e tem sua portas abertas nos dois turnos, manhã e tarde!
Referência: informativo do Centro Municipal de Cultura.

Nenhum comentário: