Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

CRENÇA

A casa grande
encardida e velha,
era moça em sonhos,
enluarada.
Se a meninada
Chorava,
Os risos logo voltavam
Encantando
a casa escancarada.

Pelos Buracos do zinco
a luz cintilava,
no nosso querido chão.
Os sonhos eram pequenos,
limpinhos,
cabiam todos na palma da mão.

A infância
teve casa segura
nos muros,
nas trepadeiras
e tudo exalava ternura.

Aquele tempo,
Agora tão escondido,
foi guardado com carinho
e nunca foi esquecido.

Ainda há luz
neste nosso sonhar.
Onde havia risos
o tempo guardou
as lembranças
pra que, um dia,
aquelas crianças
possam, de novo, brincar.

Teodolinda Domingas Batezat de Souza, Poetisa, titular da cadeira n° 39 da Academia Rio-Grandina de Letras, até seu passamento em 15/10/2012.


Nenhum comentário: