Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


sábado, 20 de março de 2010

OBRA RECOMENDADA:


Rheingantz: Uma Vila Operária em Rio Grande, de Vivian S. Paulitsch, uma obra completa e muito estimulante a leitura, aborda todos os aspectos referêntes a história da fábrica, Rheingantz e os aspectos que envolvem a vila operária e seu contexto junto a esse parque fabril, uma ótima leitura para quem quer entender um pouco mais sobre a concepção e estruturas das vilas operárias não só no Brasil mas no mundo.

Um comentário:

Fabio Santos disse...

Excelente livro. Recomendadissimo.