Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


sábado, 17 de abril de 2010

AS VÁRIAS FASES DE UMA TRAGÉDIA:

Quanto tempo mais teremos que esperar para que tenhamos uma consciência no sentido de preservar? para perceber que é de fundamental importância conservar os traços do passado e a nossa identidade? somos riograndinos? vamos por em prática nosso direito a cidadania! Nas fotos uma progressão desde o início do século xx até o ano de 2010, os últimos dez anos marcaram a quase destruição total do Cassino dos Mestres, enquanto a burocracia emperra o processo de restauro, nosso patrimônio vai se degradando...sumindo!

Um comentário:

Maria Santana Paraizo disse...

oi amigo...entrei no seu blog pelo netlog!
parabéns, muito interessante!