Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A ARTE DE FOTOGRAFAR:

A fotografia não é, ou não deveria ser, o simples ato de clicar. Milhões de fotos são tiradas todos os dias sem nenhum contexto ou enfoque que possa explicá-las ou dar-lhes sentido. Pelo menos em tese a fotografia deveria vir carregada de significados e sentidos, uma abordagem ampla e que absorvesse todos os aspectos e acontecimentos da vida do fotógrafo. A imagem reproduzida é o conjunto dessas experiências e deve em muito transmitir nos seus resultados o produto de nossas aspirações mais profundas. Uma boa foto fala por si e não existe resposta mais gratificante ao profissional ou mesmo amador que ver a expressão de admiração ou aprovação daqueles que abservam as imagens e ao exaltarem os resultados produtivos do trabalho ou arte de clicar.

Para termos uma idéia clara do trabalho e reflexão acerca da arte fotográfica, apresento essa foto que cliquei em 5 de junho de 2010, num período de espera de aproximadamente 40 minutos, essa bela imagem do sol refletido nas águas da Laguna dos Patos nas proximidades do Yatch Clube e em frente a Ilha dos Marinheiros só foi possível nessa época do ano. O deslocamento que o sol faz sobre a abóboda celeste e sobre o horizonte terrestre ao longo do ano modifica totalmente o panorama visual das imagens registradas. Com os conhecimentos adquiridos nas leituras sobre mecânica celeste, na astrônomia e em observações empíricas em anos passados sobre os movimentos solares, foi possível eternizar um belo visual em Rio Grande.

Para que tenhamos imagens marcantes antes de mais nada, precisamos fazer crescer nosso subsídio de conhecimentos, observações e técnica fotográfica, a última cena deste ato é o processo de registro fotográfico. Fotografia é antes de mais nada resultado de uma vida de abordagens visuais e ciêntificas...."Vejam" mais sua cidade, boas leituras e...Boas fotos.

3 comentários:

Douglas disse...

E ai cara, blz...
por acaso axei teu blog...
sou do CAHIS da furg tá lembrado?
parabéns pelo blog, já estou seguindo...
Quando tiver um tempinho, veja o meu e faça o mesmo...
abraços

Unknown disse...

Espero a tua visita nos meus blogs também...gostei muito do teu blog.
http://deborabenvenuti13.blogspot.com
Luar de Outono
http://deborabenvenuti.blogspot.com
O Entregador de sonhos
http://emocoesdeoutono.blogspot.com
Beijo

Anônimo disse...

Linda fotografia Jeff! Traz uma beleza e paz muito grande. O por do sol é uma das coisas mais belas que existe e capturar esse momento é mágico e único.
Concordo com vc que fotografar é mais que clicar. Fotografar é captar a essência do momento e eternizá-lo
Beijos e parabéns pelo blog