Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


domingo, 30 de outubro de 2011

CASA BALLESTER:

Durante muito anos vimos esta chácara urbana entregue as vicissitudes do tempo, seu aspecto era de degradação e suas estruturas orginais começavam a se desfazer, seu belo visual sempre ficava obscurecido pelas péssimas condições em que se encontrava. Um grande perigo para as construções centenárias em nossa cidade sempre foi a desocupação destas estruturas e a sua falta de conservação que geram um sentimento de repulsa e depreciação visual aos transeuntes. Para felicidade minha e de todos os riograndinos a Casa Ballester esta sendo reformada, digo reformada e não restaurada, porque no processo de reconstrução, estruturas originais do âmbito interno deste sitio estão sendo alteradas e descaracterizadas, apesar disso temos que nos regozijar por estar esta tão bela edificação sendo reedificada. No que se refere aos itens originais da estrutura externa podemos ter com a reforma uma idéia muito boa de como eram construídas as chácaras que ficavam na região extra muros (região além das trincheiras) da cidade do Rio Grande em um período que a produção rural tanto da cidade como da ilha dos marinheiros abastecia de víveres nossa cidade......enfim mais um ponto para aqueles que tem amor pelo nosso patrimônio histórico edificado e lutam para vê-lo preservado.

Nenhum comentário: