Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


sábado, 15 de outubro de 2011

JACQUES COSTEAU: 1910-1997

Este blog que tem como objetivo principal divulgar, história, fotografia e arquitetura na cidade do Rio Grande não poderia deixar de fazer um resgate a memória de um homem que foi muito importante na formação do carater da minha geração e de tantas gerações: trata-se da nada menos que o grande oceanógrafo francês Jacques Yves Costeau. Lembro que em muitos momentos da minha infância pude desfrutar das grandes aventuras vividas por este explorador dos mares, um homem que foi de fundamental importância no que se refere ao desenvolvimento de teconologias e de uma conciência voltados a preservação dos mares ao redor do mundo. Seus muitos e maravilhosos filmes dão saudades e mesmo hoje em dia poderiam contribuir para despertar as mentes em muito anestesiadas por este frenesi de consumo exacerbado e individualismo que estamos vivendo.
Apesar de este grande personagem da história mundial não ter relação direta com o cotidiano da cidade do Rio Grande, por nossa vocação marítma, ele é sem duvida um exemplo a ser seguido e sempre lembrado por todos nós, preservar os recursos do mar e a natureza como um todo são obrigações de todos. As novas gerações e as futuras também, não pode ser sonegado o direito ao vislumbre e apreciação de um mundo de extrema beleza que é o mundo dos mares e oceanos. Lembro com saudades de filmes como os vividos no Canadá com os castores, as visitas a Yukatan, Mar Vermelho ou mesmo no Mediterraneo o projeto Pré-continent, Jacques Costeau embalou os meus sonhos e os sonhos de toda uma miriade de espectadores e nunca deve ser esquecido......faço minha homenagem ao desbravador dos mares.

Nenhum comentário: