Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


domingo, 30 de outubro de 2011

PORTÃO DA CASA BALLESTER:

Estes portões projetados e vendidos em finais do século XIX e início do século XX, eram fabricados em países como Inglaterra ou França e distribuídos através de catálogos onde eram mostrados diversos modelos para encomenda, dependendo das posses do comprador os mesmos poderiam ser comprados da lista sugerida ou sob encomenda no caso de muitos detalhes ou grandes proporções. Segundo Nestor Goulart dos Reis Filho, os grandes portões eram uma forma evidente de os grandes burgueses de final de século ostentarem sua riqueza.

4 comentários:

rosana joy disse...

oi, vim visitar teu blog na última esperança te saber mais sobre esta mansão, que fez parte da minha mais fértil imaginação infantil. Porque será que nossa história está se apagando, né?! grata pelas belas fotos, só não me arrisquei a roubar nenhuma por respeito a você que faz um ótimo trabalho. grata.

Unknown disse...

boa noite.vc sabe mim informar algo sobre uma transportadora que cjamava balester ai?ja faz muitos anos que um primo meu procura pelo pai.o pai dele eta carreteiro e se chamava andre

Unknown disse...

Sim conheco

Unknown disse...

Era a casa do meu bisavô Eduardo Ballester, infelizmente os filhos ou seja meus tios avós não deram o devido valor que ela merecia!