Patrimônio Histórico e Urbânidade em Rio Grande:

A cidade do Rio Grande por sua tradição histórica e por sua importância dentro do cenário ecônomico do Brasil sul meridional sempre foi uma região de confluência de interesses dos mais diversos povos e de tendências políticas ou ecônomicas. no decorrer destes ultimos duzentos e setenta e três anos a cidade se desenvolveu apesar de todas as dificuldades que enfrentou: problemas com imigração, conflito de fronteiras, dificuldades com a natureza, invasões espanholas e crises ecônomicas. superados esses problemas com muito sangue, suor e lágrimas, foi notável o desenvolvimento desta cidade, pois, muito fácil é observar o crescimento que se consubstanciou na forma de nossos prédios históricos e realizações culturais, entre elas podemos citar: a primeira biblioteca do RS, Câmara de Vereadores, industria textil, linha de bondes regular e refinaria de petróleo do país, entre outras.

Fica estabelecido que é na observação e valorização do nosso rico passado e nas nossas construções históricas que estão as soluções para os problemas de nossa cidade. Hoje nas grandes capitais da Europa o turismo histórico é uma realidade, pense nisso e vamos mudar a conjuntura....


domingo, 23 de setembro de 2012

ANTIGA CADEIA MUNICIPAL:


A inauguração do edifício ocorreu em 18 de janeiro de 1927 para abrigar o antigo Quartel Municipal e a “Cadêa” Civil. Foi construído em estilo neoclássico, situado na rua então denominada Boulevar 14 de Julho. Prédio projetado pelo engenheiro Fernando Duprat da Silva e tendo como construtor o Senhor Afonso Pinto. Em 1997 devido ao péssimo estado de conservação e a superlotação foi desativado.
Após vários anos sem utilização e em processo de deterioração, no ano 2000 prédio é retomado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande. O antigo Presídio Municipal passa a abrigar um centro de formação com foco na iniciação ao trabalho.

Fonte: folheto do Centro de Formação Escola Viva.

Nenhum comentário: